spam-social-na-web-social-aprenda-e-proteja-se

Spam Social na Web Social – Aprenda e Proteja-se!

O Spam Social substituiu o Spam tradicional dos e-mails? A Web Social traz mais vantagens ou desvantagens? Não usamos mais a Internet sem Facebook, Twitter, Wikipedia, blogs ou visitas a sites colaborativos.

Fazer amizade com a pessoa errada no Facebook pode significar dar ferramentas para criminosos e facilitar  o roubo da sua identidade; A mesma coisa no LinkedIn, ao falar com o “recrutador” errado. Mesmo no Twitter, onde os usuários reúnem seguidores como se fossem figurinhas, os spambots tentarão todos os truques manuais para fazer com que você os siga de volta . Na realidade, eles esperam que você ajude a espalhar sua mensagem maliciosa pelo mundo.

A web não é mais apenas um acesso ao conhecimento e à informação básica, é um espaço de expressão e de vínculos que se constrói no tempo e se expande. Essa mudança de cenário, mudou um conhecido cenário do passado, em que o spam costumava acontecer apenas no e-mail, pois era a principal ferramenta de comunicação. Os endereços de e-mail eram relativamente fáceis de colher por meio de salas de bate-papo, sites, listas de clientes e que afetam o catálogo de endereços do usuário.

Eventualmente, os filtros de e-mail tornaram-se mais sofisticados e reduziram com mais eficácia o spam de entupir a caixa de entrada. Desde então, os spammers mudaram para um novo alvo: a Web Social

Definição de Web Social

A web social corresponde a uma visão particular da web 2.0 . Trata-se de pensar a web como um espaço de socialização onde os internautas são atores e garantem uma produção infinita e perpétua de conteúdos. Quanto mais interações e trocas entre os indivíduos, mais a web tem uma dimensão social.

O compartilhamento de conteúdo aumenta sua “autoridade”, tornando as informações que você considera relevantes e seu autor visíveis para um maior número de pessoas.

A web social é baseada principalmente em diferentes sistemas sociais que são:

  • Wikis: sites cujo conteúdo é colaborativo e modificável pelos usuários da Internet
  • Blogs: um espaço de expressão que promove o acesso à informação e discussão
  • Redes sociais: comunidade virtual e dinâmica de membros

Em alguns anos, é anunciado que o conteúdo da web dobrará a cada 72 horas.

Em resumo, os 3 polos da web social são:

  • Interatividade
  • Trocas e compartilhamento
  • Produção de conteúdo

Os benefícios do desenvolvimento da web social

A divulgação da informação é gratuita

A web social permite que as empresas se comuniquem sem pagar pelo suporte. Basta criar a informação e deixar que ela conquiste a web através da comunidade. O mesmo vale para artistas que procuram se tornar conhecidos ou entusiastas de hobby criativos que procuram vender suas criações. Você só precisa ser retransmitido para ficar visível.

Receba conteúdo grátis

Ao oferecer ao internauta a possibilidade de oferecer informação e reflexão pessoal, uma empresa pode desenvolver seu conteúdo. É por exemplo o princípio dos artigos convidados em certos sites que aceitam publicar artigos de internautas.

Ajude a fazer escolhas

Mais de 90% das pessoas consultam opiniões na Internet antes de fazer uma compra ou tomar uma decisão. Contamos cada vez mais com a experiência de outros para fazer nossa própria experiência. O sucesso de sites como o Trip Advisor é prova disso (mas cuidado com as avaliações falsas). Agora confiamos nos usuários mais do que na marca ou aparência do site em questão. As opiniões são consultadas tanto para turismo como para alimentação ou saúde.

As desvantagens do desenvolvimento da web social

A web social, que se baseia na interação dos internautas entre si e no advento das redes sociais, tem limites.

Construindo uma comunidade: trabalho e exigência

Na web social, o conteúdo é o vetor de comunicação, mas a comunidade é o meio de divulgação desse conteúdo. Você tem que ser irrepreensível e honesto, porque os usuários da Internet entenderam muito bem o valor de sua opinião e de sua ação para um produto, uma marca ou uma ação. Eles esperam receber para dar e são implacáveis. Portanto, é essencial cuidar de uma determinada comunidade para que ela seja bem tratada e para que ela se desenvolva.

Os usuários da Internet têm o poder

Um dos efeitos negativos da rede social é que a comunidade pode ser a defensora e a opositora de uma causa ou marca e tem muito poder. Às vezes, produtos e marcas são linchados na Internet, com consequências catastróficas para as vendas. A comunidade de usuários hoje tem a capacidade de fazer e de destruir uma marca.

Visibilidade e relevância

Se algo não foi comentado, isso significa que o conteúdo é irrelevante? Esta é a questão colocada pelos critérios de referência naturais. Quem não tem os meios ou o conhecimento para trabalhar é menos visto e, portanto, menos compartilhado. Isso levanta questões sobre o impacto do compartilhamento: é realmente um indicador de qualidade?

A rede social e a imortalidade

A tela nunca esquece. Quer seja um artigo muito ruim sobre uma personalidade, um produto ou fotos pessoais vazando na Internet, você não pode remover todos os vestígios da web. Agências especializadas criaram um negócio de limpeza de identidade virtual ou digital para atender à crescente demanda. Em geral, a estratégia é afogar as informações quando o item em questão reaparecer.

A rede social é essencial em nossa sociedade contemporânea. Todo mundo se torna ator na comunicação e na produção de conteúdo na web.

O Spam Social

O spam social é uma prática invasiva de recebimento de comunicações indesejadas, mensagens irritantes ou irrelevantes através das redes sociais. O spam social causa mal-entendidos, gera distração, estimula o distanciamento, promove mau humor, força de desatenção, prejudica a segurança e diminui o desempenho.

Contas falsas são essenciais para o spam social: para ganhar credibilidade, essas contas falsas tentarão se tornar ‘amigas’ ou seguir contas verificadas, por exemplo, celebridades e figuras públicas na esperança de que essas contas sejam amigas ou os sigam de volta. Quando contas genuínas fazem amizade ou seguem contas falsas, isso legitima a conta e permite que ela realize atividades de spam.

Outra forma de os spammers atacarem é invadir e assumir o controle da conta de um usuário, espalhando mensagens falsas para os seguidores autênticos do usuário.

Armados com contas falsas em redes sociais ou aplicativos, os spammers costumam realizar as seguintes atividades:

Mensagens em massa

Mensagens com o mesmo texto ou semelhante podem ser enviadas para um grupo de pessoas em um curto período de tempo. Várias contas de spam também podem postar mensagens duplicadas simultaneamente.

O uso de mensagens em massa pode causar artificialmente a tendência de um determinado tópico se um número suficiente de pessoas visitá-lo. No passado, um site de spam que oferecia emprego no Google e enganou os usuários para que acreditassem que o site era genuíno.

Da mesma forma, mensagens em massa podem ser usadas para espalhar malware ou publicidade para direcionar os usuários a um site.

Espalhando links maliciosos

Links maliciosos são links criados com a intenção de prejudicar, enganar ou danificar um usuário ou seu dispositivo. Quando o link é clicado, as atividades desencadeadas podem variar desde o download de malware até o roubo de informações pessoais .

Esses links podem ser facilmente disseminados por meio de comentários e postagens enviados por usuários, por exemplo, vídeos do YouTube. Com uma conta falsa nas redes sociais, os links também podem ser espalhados por meio de postagens ou mensagens da conta.

Críticas fraudulentas

Avaliações falsas são avaliações de usuários que nunca realmente usaram o produto. Vários produtos ou serviços geralmente pagam a vários usuários por comentários positivos para impulsionar sua oferta de produto ou serviço.

Com contas falsas, as avaliações podem ser facilmente postadas de uma pessoa falsa e podem ser feitas em massa.

Compartilhando conteúdo indesejado ou excessivo

Contas falsas também podem contatar e compartilhar conteúdo injustificado, como insultos, ameaças e publicidade indesejada, para usuários genuínos. Os bots podem ser configurados para seguir automaticamente novos usuários ou enviar mensagens automaticamente aos usuários que postam conteúdo.

Clickbaiting e likejacking

Clickbaiting é o ato de postar manchetes sensacionalistas para incentivar o usuário a clicar no conteúdo com o objetivo de gerar receita de publicidade online. Quando o usuário clica na página, o conteúdo geralmente não existe ou é radicalmente diferente do que o título dizia.

Likejacking é o ato de enganar os usuários para postar uma atualização de status do Facebook para um determinado site sem o conhecimento prévio do usuário ou intenção. O usuário pode estar pensando que está apenas visitando uma página, mas o clique pode acionar um script em segundo plano para compartilhar o link no Facebook.

Isso criará um ciclo vicioso, pois outros amigos do usuário genuíno clicarão no link e o compartilharão com mais pessoas em sua rede.

Considerações sobre o Spam Social

Essas atividades afetam negativamente a experiência do usuário, pois podem desperdiçar o tempo e a atenção do usuário, bem como comprometer a segurança do usuário ou roubar seus dados. A presença de contas falsas e spam são, portanto, um problema para redes sociais, mensagens over-the-top (OTT) e outros aplicativos móveis ou de jogos porque uma experiência negativa do usuário pode levar ao desgaste do usuário, potencial de monetização de impacto e valorização do serviço.

Embora as redes sociais estejam começando a reprimir contas falsas e spam, os spammers podem facilmente criar novas contas falsas para continuar suas atividades.

Os golpes sociais podem afetá-lo em qualquer meio, esteja você analisando ociosamente pedidos de amigos em um smartphone, em um computador de trabalho ou em um Mac. A plataforma não importa: é o ser humano sentado na frente dela que os novos apontam ” amigos ”, na esperança de que você forneça informações privadas , ou mesmo para obter sua ajuda para espalhar seus ataques.

Ninguém está imune: o roubo de identidade e as ameaças à privacidade não fazem diferença entre os sistemas operacionais ou dispositivos. Seqüestro de conta do Twitter, amigos falsos do Facebook, phishing no LinkedIn, páginas do Facebook que oferecem brindes inexistentes como forma de coletar cliques … é difícil automatizar a detecção dessas coisas.

Portanto, a proteção mais importante é seu próprio bom senso e sua capacidade de identificar falsos amigos.

Faça sua parte para Evitar o Spam Social

spam-social-na-web-social-aprenda-e-proteja-se-img5

Pare de seguir em massa

O número de seguidores é algo que te faz pensar que as contas são bem sucedidas ou não, mas não é o que mais importa na realidade! Seguir em massa outras contas para obter seguidores é uma tática que não ajudará em sua estratégia ou visibilidade nas redes sociais.

Cuidado com seguidores no Pinterest que permitem a você se inscrever em troca de prêmios

As equipes de segurança do Pinterest emitiram avisos sobre seguidores falsos no site, muitas vezes identificáveis ​​pelo fato de que todos os seus pinos são encurtados por sites como Bit.ly, ou que eles têm apenas um ou dois pinos. A maioria desses links são projetados para levá-lo a pesquisas (construídas para coletar informações) ou “negócios” falsos nos quais você é solicitado a inserir o link, espalhando-o para outros usuários, para ganhar prêmios.

Esses links são pinos falsos com a intenção de redirecioná-lo para outro site e, assim como pesquisas falsas, e é altamente provável que você não obtenha o que eles prometem. Melhor evitar clicar neles.

Evite o recrutador atraente com um trabalho fácil só para você

As contas do LinkedIn são alvos de alto valor para os cibercriminosos. A natureza dessa rede social significa que as pessoas publicam grandes quantidades de informações no site, como endereços, números de telefone e endereços de e-mail comercial, que são ferramentas essenciais para roubo de identidade.

Os convites falsos do LinkedIn se tornaram uma ferramenta importante para phishers e ladrões de identidade, e é por isso que você não pode confiar em todos os convites ou ofertas de emprego que recebe. Os recrutadores falsos oferecem empregos bons demais para serem verdadeiros e, surpreendentemente, eles costumam usar perfis de pessoas bonitas e vistosas, com o objetivo de coletar dados pessoais ou desviar os usuários para sites falsos para coletar senhas e injetar malware.

Antes de aceitar qualquer pedido de amizade no LinkedIn, verifique o perfil do usuário. Parece real? Você compartilha algum contato? Se não estiver relacionado a você em segundo grau, pode haver algo suspeito por trás disso.

Revise os comentários que você recebe

Uma postagem que fazemos, seja qual for, mesmo as mais simples como compartilhar nossas fotos sem nenhum texto no Instagram, enviando-as para a rede social, não podemos ignorar a revisão dos comentários que recebemos sobre elas, especialmente se nossa popularidade começar a crescer e o número de comentários aumentar ou usarmos hashtags populares , já que esse será o momento em que começaremos a atrair comentários de contas falsas.

Portanto, verifique os comentários de suas publicações e elimine aqueles que contenham mensagens publicitárias ou promocionais e aqueles que tenham links.

Exclua os comentários que são spam

Como dissemos, devemos deletar todos esses comentários e mensagens indesejadas, ou seja, deletar tudo o que for spam de nossa conta. Com isso não só manteremos nossa conta limpa e livre de spam, mas também ajudaremos outros usuários da rede social a evitar problemas em suas contas caso por acaso acabem clicando em um link de um daqueles comentários inúteis, que poderiam expor sua conta e dados.

Excluir comentários é simples e pode ser feito tanto no aplicativo Instagram móvel quanto no computador. O único “problema” é que devemos deletar os comentários um por um.

Bloquear usuários indesejados

Hoje em dia, com a quantidade de trolls, haters, spammers ou cyberbullies , seria raro uma rede social que não tivesse função de bloqueio de usuários. Por meio das configurações do aplicativo, você poderá bloquear os usuários dos quais recebe spam continuamente, para que esses usuários não possam ver suas fotos ou postar comentários sobre elas.

É relativamente fácil identificar uma conta falsa, pois geralmente incluem um nome genérico (às vezes, combinações simples de letras) e uma sequência de números. Portanto, se você detectar usuários ou seguidores com nomes como este, tudo o que você precisa fazer é bloqueá-los para que parem de receber comentários de spam em suas postagens.

Denunciar contas de spammer

Existe uma função através da qual podemos reportar ou reportar spam nas redes Sociais . Além disso, relatar contas de spammer é uma forma proativa de ajudar a remover esses perfis falsos e melhorar a comunidade, pois outros usuários se beneficiarão com a remoção de contas falsas relatadas.

Quatro Passos para se proteger contra ataques

1. Proteja seu computador usando um software de segurança. Configure o programa para ser atualizado automaticamente para que possa lidar com quaisquer novas ameaças à segurança.

2. Proteja seu telefone celular configurando a atualização automática do software. Essas atualizações podem oferecer proteção crucial contra ameaças de segurança.

3. Proteja suas contas usando um sistema de autenticação multifator. Existem algumas contas que oferecem um nível mais alto de segurança, pois você precisa inserir duas ou mais credenciais para fazer login em sua conta. Isso é chamado de autenticação multifator . As credenciais adicionais de que você precisa para fazer login em sua conta se enquadram em duas categorias:

Alguns dados que você possui, como um código que você recebe por meio de uma mensagem de texto ou um aplicativo de autenticação.
Alguns dados de reconhecimento pessoal, como uma varredura de sua impressão digital, retina ou rosto.
Com o sistema de autenticação multifator, é mais difícil para os golpistas que têm seu nome de usuário e senha acessar suas contas.

4. Proteja seus dados fazendo cópias de segurança. Faça cópias de backup e certifique-se de que seus backups não estejam conectados à sua rede doméstica. Você pode copiar os arquivos do seu computador para uma unidade externa ou para armazenamento em nuvem. Também faça cópias de backup dos dados do telefone.

Previna-se e Seja Feliz!

Que a vida nos traga sempre o que for bom e o que for para o bem, e que nos faça sempre transbordar de alegria.