Freelancer é trabalho que está atraindo cada vez mais pessoas. A principal razão pela qual muitas pessoas preferem trabalhar como freelancers é que essa opção de carreira oferece muita liberdade. Mas… Como ganhar dinheiro como freelancer?

A melhor coisa sobre freelancer é que você é seu próprio patrão. Esta é uma opção de carreira sem ninguém para lhe dizer quando você deve trabalhar e quando não.

Marketing-Digital-Freelancer-Ok-Antonio-Duarte

Como Ganhar Dinheiro como Freelancer

A presença da internet e da tecnologia trouxe muitas oportunidades. Existem muitos serviços que estão em alta demanda no momento. Se você é completamente novo e não tem nenhuma habilidade, primeiro precisa aprender a habilidade e dominá-la.

O freelancer é benéfico para ambos – o trabalhador e a empresa. Uma pessoa que trabalha como freelancer trabalha para mais de uma empresa e pode fazer seu trabalho de acordo com sua programação. Se falamos de empresas, o freelancer economiza muitas despesas, como recrutamento, impostos trabalhistas, etc. É por isso que as empresas podem pagar aos freelancers um valor um pouco mais alto.

Vamos ver agora como ganhar dinheiro como freelancer.

1. Escolha um nicho

O maior erro que a maioria dos novos freelancers comete é que eles não têm clareza sobre seu nicho. Eles fazem qualquer trabalho freelance que conseguem. Você deve ter uma ideia clara sobre o nicho em que está inserido. Ao trabalhar em projetos diferentes, você não pode construir experiência em qualquer lugar. Você tem que ser específico com o nicho para que possa se especializar naquele nicho e cobrar um pouco mais do que os outros.

2. Seja claro sobre seus serviços

Outra decisão importante que você deve tomar como freelancer é sobre seus serviços. Você deve ter uma ideia clara de quais serviços oferece. Quanto mais serviços especializados você fornece, mais experiência é construída sobre esse serviço.

3. Saiba quem e onde seus clientes estão

Antes de começar a encontrar clientes, você precisa ser claro sobre quem e onde estão seus clientes. Isso o ajudará a encontrar clientes facilmente. Para dar um exemplo, se você é um redator de conteúdo, pode lançar um argumento de venda para blogueiros e profissionais de marketing digital. Eles são os únicos que podem fornecer a você o trabalho de escrita. Se você se tornar mais específico com este serviço e, por exemplo, você for um blogueiro de emagrecimento, então você tem que procurar as blogueiras desse nicho específico.

4. Crie um portfólio

Outra coisa importante que entra nesse processo é o portfólio. O objetivo de construir um portfólio é ajudar seus clientes em potencial a entender suas habilidades e experiência e explicar a eles por que você é a pessoa certa para o trabalho. Um site de portfólio é a melhor maneira de mostrar seu conhecimento e experiência no serviço que você está oferecendo. Com o aumento da concorrência no mercado freelance, para conseguir um emprego freelance, você precisa mostrar como é melhor do que outros freelancers.

5. Use sites para autônomos

Existem muitos sites de freelance onde você pode se inscrever e começar a fornecer seus serviços freelance. Esses sites podem desempenhar um papel importante para você começar no início. Os sites freelance que você deve escolher dependem principalmente do seu serviço. Alguns sites populares de mercado freelance são Upwork, Freelancer, Fiverr, 99Designs e Guru.

6. Comece como freelancer antes de deixar seu trabalho

Muitas pessoas abandonam o trabalho antes de começarem a trabalhar como freelancers, cometem um grande erro. Antes de pensar em deixar seu emprego, certifique-se de ter pelo menos 3-4 clientes estáveis. E certifique-se de que sua renda freelance seja de pelo menos 50 a 70% de sua renda atual.

7. Aumente suas habilidades

No mundo do freelancer, suas habilidades o ajudam a encontrar trabalho. Quando você tem um conhecimento muito bom em uma habilidade específica, as empresas estão prontas para lhe oferecer uma boa quantia pelo seu serviço. Resumindo, quanto mais habilidades e experiência você tiver, mais dinheiro poderá ganhar trabalhando como freelancer.

A importância do freelancer está aumentando. Mais pessoas querem trabalhar no conforto de suas casas.