CTR Marketing Digital [Como AUMENTAR a Taxa de Cliques]

ctr-marketing-digital-como-aumentar-taxa-de-cliques-google-organico-banner

CTR , taxa  de cliques ou  porcentagem de cliques , é uma medida muito utilizada no Marketing Digital e indica a porcentagem de usuários que, após visualizar um link, clicaram nele. É uma fórmula usada em web analytics tanto para avaliar o desempenho de uma campanha publicitária quanto para o desempenho de meta descrições no posicionamento de SEO, e aqui veremos como Aumentar a Taxa de Cliques do seu site.

CTR vem do inglês: Click Through Rate e surgiu logo com o início da Internet, quando os anuncios pagos, na época em formato de banners, começaram a ser comercializados. Os primeiros banners foram exibidos no site HotWired.com (agora Wired.com) em 1994, administrado pela AT&T. Esses anúncios foram incrivelmente eficazes, com uma taxa de cliques de 44%, um CTR que derrubaria a maioria dos profissionais de marketing modernos.

 

COMO A CTR É CALCULADA

A fórmula usada para calcular o  CTR  é:

CTR = Total de cliques / total de visualizações

O  CTR  é um dos  KPI  mais relevantes na avaliação de nossas campanhas de mídia social, publicidade e  posicionamento na web .

O QUE É UM KPI?

O KPI (Key Performance Indicator) ou indicador-chave de desempenho é uma ferramenta para medir a eficácia de suas ações dentro da empresa. O KPI reflete um valor mensurável que mostra a eficiência com que uma empresa atinge os objetivos definidos.

ANÁLISE CTR

Um  CTR alto  indicará que nossa página é altamente relevante para um termo de pesquisa ou um conceito específico, isso se traduz em uma melhoria de posições no caso de posicionamento na web, maior visibilidade no caso de redes sociais e uma melhoria em desempenho de campanhas em publicidade nas redes de pesquisa ou display assim como no Tráfego Orgânico do Google.

Um bom CTR é um indicador de bom conteúdo, bons leads e um interesse manifesto nos clientes.

Por que a taxa (CTR) no Google orgânico é importante?

Melhorar sua CTR orgânica é importante porque:

Aumentar o CTR significa mais tráfego para o seu site, sem necessariamente ter que melhorar sua classificação.

.

Do que depende o CTR?

  • URL
  • Título
  • Data
  • Descrição
  • E, se você tem uma ajuda extra, como você pode ver nas estrelinhas amarelas, depende também de votos e indicações que fazem que os resultados destaquem mais!

ctr-marketing-digital-como-aumentar-taxa-de-cliques-google-organico-resultado-serp

.

Como Melhorar o CTR Google?

Abaixo um diagrama que descreve como trabalhar para aumentar o CTR baixo:

ctr-marketing-digital-como-aumentar-taxa-de-cliques-google-organico
.

Partindo do pressuposto que o seu caso é de uma página Bem Rankeada (caso contrário, sua preocupação inicial deve ser com SEO para posicionar melhor a sua página), e que o usuário não tem a pesquisa satisfeita ANTES de clicar em qualquer site, e aqui cabe um parágrafo explicativo:

Quando o usuário faz a busca, por exemplo, pelo significado da palavra beócio, o resultado satisfaz o usuário sem que ele tenha que clicar em nenhum site:

ctr-marketing-digital-como-aumentar-taxa-de-cliques-google-organico-exemplo-pesquisa

Veja que no exemplo acima, o CTR das páginas apresentadas na primeira página de resultados da pesquisa Google, tendem a ser ZERO.

Então, se o seu caso é de uma página Bem Rankeada, e que o usuário não satisfaz sua necessidade antes de clicar em alguma página web, segue uma Sugestão que Aplico na minha rotina de SEO:

  1. Identifique seu Conteúdo Orgânico com CTR abaixo da média do site:

      1. Acesse o Painel do seu Google Search Console
      2. Escolha a Propriedade que você vai otimizar (se você tiver mais de um domínio)
      3. No Menu Esquerdo navegue até DESEMPENHO
      4. Acima do Gráfico no centro da tela, certifique-se que estajam marcadas toas as opções:
        • Total de Cliques
        • Total de Impressões
        • CTR Média
        • Posição Média
      5. Abaixo do Gráfico no centro da tela, clique na opção Páginas
      6. Localize Páginas com CTR inferior aos demais
        • Exemplo: ctr-marketing-digital-como-aumentar-taxa-de-cliques-google-organico-exemplo-google-search-console
  2. Seja Criativo com seu Título

    Essa parte deve ser muito bem pensada e testada, porque se você quiser que as pessoas cliquem, elas não verão muito além do seu título nas SERPs. Apenas 35% das vezes que a sua paǵina aparece nos resultados, a sua descrição é exibida ao internauta. 65%das vezes, o Google substitui a sua descrição por um trecho da sua página mais relacionado (na opinião do Google) com a busca feita.

    Existem muitas maneiras diferentes de melhorar seus títulos:

    1. Evite Títulos muito Técnicos, a menos que seja uma página realmente técnica, feita para técnicos que procuram um artigo muito técnico.
    2. Utilize PALAVRAS MAIÚSCULAS como se fossem negritos para DESTACAR algumas palavras importantes
    3. Utilize Colchetes em seus [Títulos]
      • Um estudo da HubSpot comprovou que os colchetes nos títulos aumentamos cliques em até 40%
    4. Utilize números no seu Tìtulo
      • Uma pesquisa da Conductor descobriu que os números aumentam o CTR em até 36%
    5. Utilize o Ano Civil Atual
      • O Conhecido SEO Brian Dean incluiu esse item no detalhamento de seu relatório sobre como aumentou seu tráfego orgânico em 652% em 7 dias
  3. Use URLs Descritivos

    • Existem muitas evidências sugerindo que um URL descritivo é importante, e isso faz muito sentido. As pessoas preferem clicar em uma página antonio-duarte.com/seo/ctr-marketing-digital-como-aumentar-a-taxa-de-cliques do que em uma página antonio-duarte.com/2021/post.php?post=607
  4. Apesar do Google, Otimize sua Descrição

    • Indique para as pessoas qual o benefício de acessar a sua página. Mesmo aparecendo em média 35% das vezes apenas, quando isso acontecer, é melhor que você tenha uma descrição que seja impossível de não clicar!
    • Utilize “palavras de poder ”, como “segredo” ou “imediato”
  5. Traga os Títulos dos seus anúncios bem sucedidos para o Tráfego Orgânico

    • Uma das maneiras mais subutilizadas de melhorar rapidamente o CTR com uma abordagem comprovada é alavancar o PPC . Identifique uma palavra-chave que tem um CTR baixo, mas sua classificação e busca são altas o suficiente para criar um anúncio de pesquisa paga para ela.Não apenas ser visto duas vezes aumentará a probabilidade de um pesquisador visitá-lo, mas também, você poderá testar rapidamente diferentes títulos e descrições para identificar qual atrai mais cliques e depois replicar ao seu Título orgânico.
  6. Use Emoções

    • Incorporar emoção capta a atenção das pessoas. Não seja falso, mas também não tenha medo de usar palavras emocionais como “comprovado”, “incrível”, “melhor” etc.
    • Use isso em seus títulos e na descrição para obter aquela força extra!
  7. Use sentimentos

    • Curiosidade, medo e desejo são ótimos exemplos de sentimentos que geram cliques.
      • Descubra aqui como gerar esses sentimentos!
        • Então… Porque esse tipo de sentimento funciona?
        • A palavra “Descubra” assim como a pergunta acima (Porque esse tipo de sentimento funciona?) geram CURIOSIDADE e as pessoas querem saber do que se trata realmente. Querem saber “o quê” pode ser descoberto e o porquê disso ou daquilo…
      •  Quer Aumentar o seu CTR? Você precisa ler aprender isso primeiro! (Exemplo de sentimento de Desejo)
  8. Utilize Call to Action

    • Mostre ao leitor o próximo passo! CTAs auxiliam nas escolhas do leitor. Então, não o deixe em dúvida. Coloque a Chamada para Ação no Título!
      • Garanta sua Vaga!
      • Reserve seu espaço agora!
      • Clique…
      • Confira…
      • Aproveite…

Experimente qual ou quais técnicas aumentam mais o CTR da sua página. Após experimentar diversas delas sozinhas ou em conjunto, você saberá o que converte melhor com seu público!

Se você quer aumentar seus resultados na Internet, conheça nosso método revolucionário clicando aqui! 🙂